Upciclagem de disquetes criando pingente tipo drusa


Você ainda tem disquetes antigos? Veja como criar um pingente tipo drusa usando peças de disquetes!

06/08/2017 by Angelyne

Voltar à lista de PAPs

Olá Pessoal, vamos à nossa upciclagem de hoje. 

Vocês ainda têm disquetes antigos? Lembram-se deles?

flop diskReforço metálico do eixo do disquete
Os disquetes já foram tecnologia de ponta um dia, agora não tem mais uso. Pelo menos não para sua finalidade original, mas ainda podem ser transformados em algum outro objeto, através da upciclagem. Minha sugestão é um pingente feito com o reforço metálico do eixo de rotação do disquete (simplesmente reforço). Esta pecinha redonda na foto da direita.

Upciclagem: PAP do pingente imitando drusa

upciclagem pingente drusa upciclagem pingente drusa
Materiais:

1 reforço metálico de disquete (ou vários, caso pretenda fazer mais de um pingente)
Fita durex
Cola quente
2 tons de glíter (um mais claro e outro mais escuro)
1 folha de papel sulfite
1 pincel macio pequeno
1 argolinha para bijuteria 
Alicates de bijuteria
Tinta prateada para artesanato 
1 correntinha com fecho ou um fio de camurça ou outro tipo de material para fazer o colar
Goma laca incolor ou verniz geral
Álcool ou solvente de verniz

Procedimento:

Ligue a pistola de cola quente, enquanto ela for aquecendo, abra a argolinha para bijuteria com auxílio dos dois alicates e passe pelo orifício maior do reforço e feche outra vez com os alicates. Pelo lado de trás do reforço cubra os orifícios com pedaços de durex para a cola não vazar (foto da esquerda). 

Aplique uma camada fina de cola quente no fundo do reforço, imediatamente, coloque o reforço sobre o papel sulfite e polvilhe por cima o glíter mais escuro, vire o reforço para baixo para deixar todo o excesso do glíter cair sobre o papel sulfite. Devolva este excesso ao recipiente do glíter. A esta altura já pode retirar o durex de trás do pingente. 

Em seguida, aplique nova camada de cola quente, irregular, preenchendo bem todo o espaço do reforço, imediatamente, polvilhe por cima o glíter mais claro, vire o reforço como da outra vez e recolha o excesso do glíter. Com as pontas dos dedos vá apertando delicadamente o glíter sobre a cola, de forma que esta, ainda morna, fique com o formato arredondado do reforço enquanto fixa o glíter.

reforço eixo disquete upciclagem pintura da drusa upciclagem pintura reforço
Desligue a pistola de cola. Espere mais ou menos uma hora e veja se o pingente ficou certinho. Se ficar muito baixo, pode colocar mais um pouco de cola e repetir todo o processo. Se tiver ficado bom, pinte a lateral da drusa com a tinta prateada (foto do meio), pinte também a parte de trás do anel do reforço e os orifícios (foto da direita). Deixe secar por uma hora. Se tiver ficado alguma falha aparecendo a cola, passe a goma laca incolor ou o verniz, com o pincel somente na(s) parte(s) que ficou(aram) aparecendo e despeje mais um pouco do glíter escuro só nesse(s) local(is). Aguarde a secagem. Pode deixar de um dia para o outro.

Finalmente, passe uma camada da goma laca ou verniz com pincel em toda a superfície da drusa e do reforço. Deixe secar e passe uma camada também na parte de trás. Depois de totalmente seco o pingente é só colocar no cordão escolhido e pronto!

Você pode fazer vários, cada um de uma cor! Depois mande fotos de sua upciclagem! Se ficou com dúvidas, não hesite em me contatar aqui.

Abraço,

Angelyne

Voltar à lista de PAPs


Nenhum Comentário »

No comments yet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *