Cozinhar é um ato de amor!
É gratificante preparar uma bela refeição e ver a satisfação dos comensais ao saborear os quitutes!
E uma bela refeição não significa caviar regado a champanhe.
Absolutamente! Uma refeição equilibrada, com proteínas, vitaminas e uma boa aparência é o suficiente para satisfazer ao paladar e saciar a fome.
Para que as refeições não se tornem repetitivas, podemos fazer um prato diferente todos os dias. Mas o que fazer com as sobras que inevitavelmente acabam restando?
Primeiramente, devemos retirá-las das panelas e colocá-las em potes limpos, que fechem bem, e guardá-las na geladeira ou freezer. Se na geladeira, não devemos guardá-las mais que quatro ou cinco dias. Se no freezer, estando bem fechadas, não mais que um ou dois meses.
Depois é só ir utilizando as sobras, nos dias que se seguem, da mesma forma que foram preparadas ou transformando-as em outra preparação.
Em se tratando de verduras ou legumes refogados ou cozidos podemos simplesmente aquecê-los e usá-los ou podemos incrementar a refeição transformando-os em apetitosos suflés para acompanhar um arroz com feijão fresquinhos!
Se forem sobras de feijão e arroz, carne, linguiça, podemos fazer um “mexidinho” para acompanhar com uma saladinha verde!
No caso de sobras de churrasco, podemos picar as carnes, frango e linguiças e preparar uma bela farofa ou um acebolado misto para servir com arroz e feijão fresquinhos ou desfiá-los e misturá-los a uma boa salada.
Aquelas sobras de macarrão ficarão deliciosas se forem gratinadas no forno com creme!
Em próximos posts vou colocar aqui umas receitinhas de upciclagem de sobras de comida que você poderá usar no dia a dia.
São dicas bem simples que podem ajudar a variar o seu cardápio sem gastar muito e sem despediçar nada.
Um abraço,
Angelyne