Gorro de tricô com sobrinhas de lã. Receita versátil!

15/07/2020 by Angelyne

Olá Pessoal, não joguem fora as sobrinhas de lã pequenas! Hoje vamos ver como usar todas elas para fazer um gorro super lindo e diferente que nem parece ser feito reaproveitando sobras. Além disso cada gorro é único pois as combinações de sobrinhas de lã são infinitas…

Sobrinhas de lã diversas

Sobrinhas de lã diversas

Gorros com sobrinhas de lã

Gorros com sobrinhas de lã

Voltar à lista de PAPs

Diferencial

O segredo está na faixa central em ponto arroz que produz um efeito meio impressionista, meio pontilhista, que você não consegue com outros pontos como o tricô ou meia sozinhos, quando emenda fios de cores diferentes pois a aparência fica meio tosca. O ponto arroz ajuda a amenizar as emendas de cores e fios de texturas diferentes produzindo um relevo artístico interessante. 

Ponto arroz

Se você não sabe o que é ponto arroz, veja abaixo:

Ponto arroz com sobrinhas de lã

Ponto arroz com sobrinhas de lã

1ª carreira direito: *1 tricô, 1 meia*, repetir até o fim da carreira.
2ª carreira avesso: *1 meia, 1 tricô*, repetir até o fim da carreira.
Repetir sempre estas duas carreiras.

Como você pode notar, uma carreira é sempre tecida ao inverso da anterior, onde for tricô você tece meia e vice-versa.

Bom, agora vamos para a receita que é super, hiper simples!

Receita do gorro com sobrinhas de lã

Materiais

1 – Mais ou menos 30 g de lã (quase um novelo) para tecer a base do gorro
2 – Diversas sobrinhas de lã de 4 ou 5 cores diferentes, com mais ou menos 2,5 ou 3 metros cada (se for menor não faz mal). Procure combinar cores contrastantes, claras e escuras, de tipos diferentes, mesmo que pareça que  não combinam muito entre si!  
3 – 1 par de agulhas de tricô 5,5
4 – 1 agulha de fundo largo para costurar tricô
5 – 1 fita métrica ou régua
6 – tesoura

Modo de fazer

Coloque 72 pontos na agulha e teça uma barra de 1 tricô, 1 meia por mais ou menos 4 cm. Em seguida comece a fazer ponto de meia no direito e tricô no avesso por mais 3 ou 4 cm. Deixe à espera.

Divida cada uma das sobrinhas de lã em duas partes (para poder repetir o tema) e escolha a ordem de combinação de cores e texturas que mais lhe agrade. Assim você terá 2 sequências iguais de cores. 

Nota: Caso as sobrinhas de lã que você tem sejam muito pequenas,  mas em grande quantidade, você pode emendar todas elas seguindo a alternância de cores e texturas que mais lhe agradar.

Retome seu trabalho e comece a carreira seguinte, pelo direito, com as cores da primeira sequência, trabalhando em ponto arroz, quando o fio estiver terminando emende-o com o fio de outra cor, seguindo a ordem que separou. Continue tricotando assim, em ponto arroz, até usar todas as cores da sequência. Então recomece com a segunda sequência seguindo o mesmo padrão da anterior até terminarem todas as sobrinhas de lã separadas e completar a faixa de ponto arroz que deverá medir de 7 a 10 cm. 

Finalização

A partir daí comece a tricotar com a mesma lã do início do trabalho, agora tecendo em ponto meia no direito e tricô no avesso por uns 2 ou 3 cm. Nessa altura, o trabalho deverá estar com mais ou menos 17 ou 18 cm.

Inicie então a carreira seguinte mudando o ponto para barra 2 tricô, 2 meia até o fim. Tricote por mais 2 ou 3 cm e então, pelo direito comece a diminuir. Na primeira carreira, direito, pegue 2 juntos em todos os pontos tricô e teça os dois meia normalmente. Na carreira seguinte, avesso, faça o mesmo com os pontos tricô e teça o ponto meia normalmente. Você terá 36 pontos na agulha.

Tricote por mais 2 ou 3 cm em ponto barra 1 tricô, 1 meia. Em seguida diminua da seguinte forma: pelo direito, pegue dois juntos em meia (o meia seguinte e o tricô) e assim sucessivamente até o fim da carreira, Sobrarão 18 pontos. Teça a carreira seguinte, avesso, toda em tricô.

Corte o fio em comprimento suficiente para costurar o gorro.

Arremate

Passe os pontos de uma agulha para a outra para facilitar a finalização. Enfie  a agulha de costurar tricô com a ponta do fio restante e introduza em todos os pontos, retirando-os da agulha de tricô e passando o fio que sobrou dentro de todos eles. Junte todos cuidadosamente para fechar o orifício resultante. 

Utilize o fio para costurar o gorro no sentido da barra. Utilize o fio que sobrou na barra para costurar no sentido oposto. Onde os dois fios se encontrarem dê um nó e esconda as sobras dos fios na trama de pontos. O gorro pronto deverá ter entre 20 e 22 cm da barra ao topo.

Ainda com ajuda da agulha de costurar tricô esconda todos os fios das emendas através dos pontos pelo avesso e aí está seu novo gorro original e único!

Gorro de sobrinhas de lã

Gorro de sobrinhas de lã

Outro gorro de sobrinhas de lã

Outro gorro de sobrinhas de lã

Voltar à lista de PAPs

Qualquer dúvida me avisem clicando aqui.

Abraço,

Angelyne

 

 


Nenhum comentário

No comments yet.

Sorry, the comment form is closed at this time.