Chás aromáticos e curativos são usados desde que o homem aprendeu a misturar água e ervas, e se aperfeiçoaram sendo fervidos após a descoberta do fogo…
Tisana é uma infusão de ervas medicinais. O termo chá de ervas é frequentemente utilizado para designar todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas (não necessariamente ervas), como a casca, folhas, flores, etc. No entanto, estas infusões são tisanas e não rigorosamente chás, uma vez que o termo chá designa única e exclusivamente a bebida preparada com folhas da planta Camellia sinensis. (Wikipédia)
As plantas medicinais, quando utilizadas corretamente, não causam efeitos colaterais pela sua naturalidade, ao contrario dos processos industrializados que são químicos e muitas vezes prejudiciais ao organismo.
Quem tem uma horta, tem uma farmácia natural em casa!
Há duas formas de se utilizar ervas para obter efeitos medicinais. Preparações quentes ou frias.
Como preparar CHÁS quentes (tisanas):
Colocar a quantidade de água para ferver, colocar a erva na vasilha e após ferver, despejar a água em cima da erva, tampar a vasilha e deixar amornar e tomar em seguida.
Essa é a maneira mais conveniente para o preparo do chá de folhas, flores, talos e tenros. As sementes, algumas raízes e talos mais espessos necessitam às vezes permanecer em fervuras por 2 a 3 minutos. Geralmente é usada uma colher de sopa de planta para uma xícara de água.
Como preparar CHÁS frios (maceração ou extração em água fria ou garrafada):
É o processo de macerar a erva a ser utilizada e cobri-la com água fria. Esse processo garante o aproveitamento dos princípios vitais da planta que poderiam ser destruídos pelo calor.
Coloca-se em uma vasilha de vidro ou de louça com tampa água fresca e filtrada com as ervas frescas ou secas, e bem lavadas, deixa-se na geladeira por um longo período de mais ou menos 6 a 8 horas para que a propriedade curativa da planta se misture com a água.
Escolha abaixo o chá mais indicado para sua necessidade:
Chá de abacaxi
O chá de abacaxi ajuda na digestão de alimentos pesados, atua ainda no combate de problemas como a prisão de ventre, reumatismo, artrite e ajuda na limpeza do sangue. O chá de abacaxi ajuda no emagrecimento, pois reduz o apetite, causa efeito de saciedade, é termogênico e diurético.
Ingredientes:
½ litro de água;
½ abacaxi cortado em pedaços pequenos;
Cascas de ½ abacaxi cortadas em pedaços.
Modo de preparo:
Ferva as cascas na água por 10 minutos. Depois bata as cascas no liquidificador, misture os pedaços de abacaxi e sirva na temperatura que preferir. Se quiser, pode adicionar um pauzinho de canela e três ou quatro cravos da Índia na fervura das cascas.
Chá de acelga (muito bom contra gastrite)
Ingredientes:
Folhas de Acelga
Água
Modo de preparo:
Coloque 50 gramas de folhas de acelga lavadas em 1 litro de água e leve ao fogo por cerca de 10 minutos. Espere esfriar e coe. Beba três vezes ao dia.
Chá de alho poró
O chá de alho poró pode ser utilizado no combate a má digestão, gripes, derrames, pressão alta e a evolução negativa dos quadros clínicos de pacientes diabéticos. Muito bom também para grávidas.
Ingredientes:
3 talos de alho poró;
1 litro de água;
Limão a gosto (opcional).
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver e quando começar a ebulição, acrescente o alho poró. Após o cozimento por uns 5 minutos, retire a mistura do fogo e coe o líquido.
Chá de erva cidreira
Combate a dores musculares e de cabeça, trata gripes e resfriados, é anti-inflamatório, analgésico, antidepressivo, trata a insônia e outros distúrbios do sono, facilita a digestão,
combate dores estomacais e estimula a produção de leite em mulheres gestantes e lactantes.
Ingredientes:
5 a 6 folhas frescas ou 1 colher de sopa de folhas secas
½ litro de água fervente
Modo de preparo:
Coloque as folhas na xícara e despeje a água fervente em cima. Tampe e deixe amornar. Pode tomar várias vezes ao dia.
Chá de cebolinha
O chá de cebolinha verde combate gripes e resfriados.
Ingredientes:
1 colher (sopa) de cebolinha
1 xícara (chá) de água
Modo de preparo:
Ferva a cebolinha na água por 5 minutos. Deixe esfriar e coe. Tome uma xícara (chá) 3 vezes ao dia.
Chá de funcho
O chá de funcho ou erva doce é útil no tratamento de indigestão, prisão de ventre, flatulência, tosses e diarreia, além de estimular o apetite, prevenir o mau hálito e azia. Por ter ação diurética e anti-espasmódica, o chá de funcho também ajuda a combater os inchaços causados pela retenção de líquidos. Possui efeito calmante e pode ser usado para auxiliar no tratamento de insônia e ansiedade.
Ingredientes:
3 colheres de sopa de sementes de funcho
1 litro de água
Modo de preparo:
Coloque a água para ferver e, após levantar fervura, acrescente as sementes secas da erva. Desligue o fogo, tampe o recipiente e deixe descansando por cinco minutos. Tome uma xícara deste chá, três vezes ao dia.
Chá de gengibre
O princípio ativo do gengibre é a substância chamada gingerol que proporciona efeitos antioxidantes, anti-inflamatórios e bactericidas. Além disso, auxilia na perda de peso e na recuperação de resfriados, gripes, dores de garganta e dores musculares. Muito eficaz contra náuseas e vômitos. Protege o estômago contra úlceras e previne o câncer do intestino. Ajuda a reduzir o açúcar no sangue. Baixa os níveis de colesterol.
Ingredientes:
2 a 3 cm de gengibre fresco para 1 litro de água
Modo de preparo:
Lavar o gengibre e depois cortar ou ralar. Ferver a água e adicionar o gengibre e deixar tampado, ainda em fogo alto. Após 8 a 10 minutos em fervura, desligue o fogo e espere esfriar. Coar antes de consumir.
Se quiser pode adicionar meio limão e/ou um pauzinho de canela à fervura. Nos resfriados e dores de garganta, adoçar com mel.
Chá de manjericão (alfavaca)
É anti-inflamatório, sedativo e analgésico, acalmando e diminuindo a dor, antioxidante, antisséptico e antibacteriano, antitérmico. Contribui para uma boa digestão e para a saúde do estômago, útil em casos de amenorreia e cólicas menstruais. Age como expectorante, limpando as vias respiratórias congestionadas. Melhora a saúde da boca devido às suas propriedades desinfetantes e higienizantes. Devido ao alto teor de ferro, contribui para a formação dos glóbulos vermelhos no sangue.
Modo de preparo:
Ferver um litro de água, colocar 20 gramas de folhas de manjericão e desligar o fogo. Deixar tampado o recipiente e tomar quando frio até 3 xícaras ao dia.
Aí estão alguns chás conhecidos há muitos séculos e que podem ser úteis para quase todos os males.
Espero que gostem e façam seus chás com ervas colhidas nas hortas que vocês mesmos plantaram!
Se tiverem qualquer dúvida, não hesitem em me contatar!
Abraço,
Angelyne