Veja como fazer um caldo de cascas e ossos, verdadeiro curinga, para ter sempre à mão e que pode ser empregado em várias receitas, usando apenas as cascas de diversos legumes e ossos de frango, carne de vaca ou porco ou peixe.
Primeiramente, lembre-se de quantas vezes você quis testar uma receita e um dos ingredientes era caldo de carne ou frango ou peixe e você não tinha disponível ou você quis fazer uma sopinha e não tinha um caldo base e nem como fazê-lo na hora.
Pois bem, com esta receitinha super simples você vai ter um caldo base que pode ser usado para enriquecer qualquer outra receita que requeira um caldo.
Certamente, cada um tem suas próprias preferências, o bom desta receita é que ela se aplica a ossos de qualquer origem, boi, porco, frango ou peixe. Você pode escolher qual deles fazer ou, talvez, até fazer todos… Fica a seu critério.
Você vai precisar de cascas e talos de vários legumes. A dica é a seguinte: antes de descascar os legumes e verduras lave-os em água corrente. Depois de descascar, guarde as cascas e talos em um pote limpo com tampa na geladeira, por até três ou quatro dias. Vá guardando todas as cascas e talos que for utilizando no período.
Quando limpar carnes ou frango, guarde também as aparas no congelador para usar quando for fazer o caldo. Se for usar cabeça e ossos de peixe é melhor já usar logo em seguida.
Caldo de cascas e ossos 🖨
Ingredientes
- 1 kg de ossos de boi ou de porco, ou cabeça, pescoço e carcaças de frango, ou cabeça e coluna vertebral de peixe (tudo depende do seu gosto)
- 4 litros de água
- 2 colheres de azeite
- 1 cebola inteira picada
- 3 dentes de alho picados
- 2 folhas de louro
- cheiro verde a gosto
- cascas de várias cebolas e de vários dentes de alho
- cascas de vários legumes (cenoura, batata, chuchu, vagem, abobrinha, mandioquinha, etc)
- talos de diversas verduras (couve, brócolis, beterraba, couve-flor, acelga, espinafre, mostarda, repolho, etc)
Modo de fazer
Leve ao fogo um caldeirão grande, adicione o azeite, a cebola picada e o alho picado e deixe ambos fritarem um pouco. Coloque o(s) osso(s), adicione as cascas, talos e demais temperos. cubra com a água fria, tampe e espere abrir fervura.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar por umas duas horas, em fogo bem baixo, mexendo de vez em quando e retirando e descartando a espuma que for se formando na superfície.
Deixe o caldo de cascas e ossos esfriar com o caldeirão tampado. Depois de frio, coe o caldo e divida em várias embalagens para congelar. Você também pode colocá-lo diretamente em bandejas para gelo e ir usando os cubos gelados de caldo à medida que for preciso.
Pronto, agora você tem à sua disposição este caldo nutritivo de cascas e ossos que vai enriquecer o seu cardápio e facilitar o seu dia a dia na cozinha.
Se tiver alguma dúvida e/ou sugestão não hesite em me contatar.
Abraços
Angelyne