Você deve estar se perguntando “Que história é essa de upciclar sobras de refeição”? E eu digo que faz todo o sentido, pois numa época em que a fome flagela regiões inteiras, atingindo milhões de pessoas, é um contrassenso desperdiçar alimentos! Chega a ser vergonhoso!
Segundo dados da Embrapa, só no Brasil, 26,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino. Desperdiçamos o equivalente a 39 mil toneladas por dia, quantidade esta suficiente para alimentar 19 milhões de brasileiros, com as três refeições básicas: café da manhã, almoço e jantar.
Não jogar alimento fora não é ser avarento e sim ser consciente com o bem estar do planeta!
Se você já se importa com isso e não descarta sobras de alimentos, parabéns, você já está dando sua contribuição ao meio ambiente. Se ainda não tem idéia de como fazê-lo, veja a seguir algumas sugestões para evitar o desperdício de alimentos em sua casa.
Todos os dias temos sobras de refeições: arroz, feijão, macarrão, legumes, verduras, carnes, churrasco, etc… O leite azedou? Não descarte. Para cada um destes itens vou dar ao menos uma sugestão de reaproveitamento fazendo uma UPCICLAGEM do alimento.
- Arroz – risoto, bolinhos, canja
- Feijão – tutu, sopa
- macarrão – gratinado com creme
- legumes e verduras – suflé, sopa
- carnes – farofa, molho
- churrasco – linguiças ou carnes aceboladas
- leite azedo – doce de leite de colher, queijinho fresco caseiro
Acha difícil ou precisa de receita? Deixe um comentário ou, contate-me diretamente pelo formulário na aba “Contatos”.
Se cada um de nós reaproveitar cuidadosamente o próprio lixo, poderemos minimizar um pouco o nosso impacto no planeta!