Como já vimos, o lixo orgânico deve ser depositado em aterros sanitários, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo, pois durante o processo de decomposição, que é o apodrecimento do lixo orgânico, é produzido o chorume, um líquido viscoso e de cheiro forte e desagradável. O chorume também pode causar contaminação do solo e águas dos rios, lagos e lençóis freáticos. O lixo orgânico pode servir como fonte de energia, biogás, pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano.
Você pode optar por reciclar o seu lixo orgânico em casa. Se você possui um quintal ou jardim, ou apenas um cantinho na varanda ou área de serviço, construa uma composteira que irá transformar o lixo em adubo para sua horta, jardim ou vasos.
A compostagem é um processo de transformação de matéria orgânica (restos de frutas, verduras, legumes, cascas de ovos, etc.) em adubo orgânico. Essa transformação é realizada pelos microorganismos presentes nos resíduos, sob condições ideais de temperatura, aeração e umidade. A compostagem é muito usada na zona rural, sendo de extrema importância para o meio ambiente e para a saúde humana.
Pode ser facilmente realizada em casa, seguindo algumas orientações técnicas básicas. Veja nos links abaixo como construir e manter uma composteira adequada ao seu espaço disponível:
Vídeo passo a passo: http://hortasdecasa.blogspot.com.br/2013/06/composteira-domestica-em-varanda-hortas.html
http://ciclovivo.com.br/noticia/dica_saiba_como_fazer_e_usar_uma_composteira_caseira
http://www.sustentavelnapratica.net/arquivos/canteirocompostavel.pdf
http://www.geota.pt/xFiles/scContentDeployer_pt/docs/articleFile140.pdf
Esta pode ser uma experiência muito interessante para você e sua família!