Reciclagem de tecidos, Bolsa dupla face


Veja como fazer reciclagem de tecidos fazendo uma bolsa de retalhos dupla face que você pode usar, presentear ou vender!

29/04/2016 by Angelyne

Olá Pessoal! Nosso PAP de hoje é sobre reciclagem de tecidos!

Andei guardando uma porção de retalhos com mais ou menos 16 x 17 cm que faziam parte de mostruários de tecidos que foram descontinuados. Hoje vou usar alguns para fazer uma linda bolsa de retalhos adaptada do modelo de bolsa dupla face da artesã Rosana Pardo. Se você também tiver pedaços de tecido desse tamanho pode fazer como eu fiz, se tiver tiras de tecido de 60 cm x 15 cm pode fazer sem emendas.

Materiais:

    • 16 retalhos quadrados de +/- 15cm  x 15cm (4 unidades de cada cor ou estampa, são 8 quadrados para uma face e 8 para a outra) OU
    • 8 tiras de +/- 60cm x 15cm (2 unidades de cada cor, das quais 4 tiras são para uma face e 4 para a outra)
    • 2 tiras de 8,5cm x 60cm para as alças
    • 2 tiras de R2 de 7cm x 60cm
    • 1 tirinha de +/- 4cm x 16,5cm para o fecho
    • Tesoura
    • Linha
    • 2 botões grandes
    • (opcional) manta acrílica na mesma medida dos tecidos, caso deseje forrar a bolsa

 

      Retalhos de tecidos  Retalhos de tecidos  retalhos

Montagem

Vamos começar preparando as alças e a tirinha do fechamento. Para fazer as alças, uma de cada vez, dobre as tiras ao meio ao comprido e passe uma costura, vire para o direito e encaixe a tira de manta e passe uma costura de cada lado como na foto. Para fazer a tirinha dobre o tecido ao meio, marque a dobra, abra o tecido e dobre cada borda para dentro até a marca, dobre novamente na marca, ficando então o tecido dobrado em quatro. Passe uma costura em cada borda, conforme a foto. 

fotos alça e tirinha

Em seguida vamos fazer o corpo da bolsa, costurando os quadrados alternadamente em 4 tiras. Para uma face da bolsa eu usei somente 2 motivos, um xadrez e um areia, já para a outra face eu usei 4 motivos, laranja, verde musgo, bege e um estampado com todas essas cores, isso vai depender do seu gosto e do material que você tiver disponível, afinal estamos fazendo uma reciclagem de tecidos. Eu fiz sem manta, mas se você quiser pode forrar as tiras com manta.

  retalhos quadriculados  catavento retalhos coloridos

Depois de unidos os quadrados em tiras, vamos posicioná-los no formato de um catavento, veja a foto do meio, e passar uma costura unindo as quatro tiras nessa posição. Isto feito, vamos começar a construir os lados da bolsa. Acompanhe as fotos abaixo e você irá entender como unir cada lado até onde der, ficando quatro pontas no final.

fotos da montagem

Procedemos exatamente da mesma forma com os quadrados da outra face da bolsa, costurando-os até formar as quatro pontas no final. Em seguida vamos virar um dos lados do avesso e encaixar a outra face dento dele de forma a ficar direito contra direito porque vamos passar uma costura em toda a volta, pelo avesso, para unir as duas faces, deixando um espaço sem costura para desvirar a bolsa depois, antes porém vamos posicionar as alças e a tirinha de abotoamento, como você pode ver nas fotos.

foto do encaixe das partes + colocação da alça e tirinha

Acabamento

Por fim vamos virar a bolsa para o direito pelo espaço sem costura, ajeitar as duas partes passando uma costura ao redor de toda a junção. Para finalizar fechamos o espaço sem costura com pontinhos invisíveis e pregamos os dois botões, um de um lado e outro do outro no mesmo lugar, conforme a foto.

Aí está a nova bolsa, feita com reciclagem de tecidos, prontinha para você usar, presentear ou vender!

Se ainda tiver alguma dúvida não hesite em me contatar aqui ou assista o vídeo da artesã Rosana Pardo!


Nenhum Comentário »

No comments yet.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *